quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ilustração / PPX Entrevista: Ricardo Antunes

Papel e pixels entrevista Ricardo Antunes
(Ilustrador) editor da Revista Ilustrar & autor do Guia do Ilustrador

Primeiramente gostaria de agradecer a gentileza com que Ricardo Antunes prontamente nos cedeu esta entrevista conferindo a oportunidade aos leitores, artistas e público em geral de entender um pouco mais sobre desenho, ilustração e mercado editorial num bate volta descontraído como este aqui...
Segundo, é importante dizer que Ricardo Antunes além de ilustrador, produz certamente uma das melhores revistas do mercado nacional voltada expecificamente a ilustração, trata-se da revista ILustrar que chega ao seu 12º número trazendo o que de há melhor tanto na ilustração nacional e internacional (e o que muita gente não sabe é que ela esta disponível gratuitamente para download em cada uma de suas edições no endereço):













www.revistailustrar.com

Sendo este fanzine voltado despretensiosamente as mais diversas manifestações artísticas e culturais, gostaríamos de te perguntar Ricardo:












(PPX)
Qual sua relação com o desenho e que importância ele ocupa em sua vida?


Ricardo Antunes: O desenho é tudo para mim. A imagem mais remota que tenho da minha infância é segurando um lápis na mão e rabiscando. Adoro desenhar, foi o que sempre quis fazer na vida até me tornar ilustrador profissional. Mas mesmo que eu não soubesse fazer nem uma casinha torta eu continuaria adorando o desenho e a ilustração como admirador do trabalho de diversos outros artistas. Sou mesmo um apaixonado pelo desenho...










(PPX)
O cartunista Ziraldo sempre incentivou em suas entrevistas a importância da leitura para uma boa formação do indivíduo. Além da leitura como você vê o papel da arte e da cultura como ferramentas de desenvolvimento pessoal e de cidadania?


Ricardo Antunes: Acho que a arte é sempre inspiradora, mesmo para quem não tenha qualquer vocação para a coisa, e de alguma forma traz sensibilidade às pessoas, e a cultura traz a inteligência, o raciocínio. Sem os dois um povo fica burro e selvagem, e infelizmente é mais ou menos o que vemos hoje em algumas regiões do Brasil.

Acredito que quanto mais um povo esteja envolvido com a arte e a cultura, mais se busca inspiração para uma vida melhor, mais saudável e com mais respeito, ou seja, um bem estar geral. E isso vale para todo tipo de arte e cultura: pintura, escultura, literatura, cinema, quadrinhos, teatro, etc.
Existe um filósofo japonês chamado Mokiti Okada, em que ele sempre acreditou que todas as formas de expressão artística são importantes para o bem estar e felicidade de um povo, em especial aquelas que levem ao bom e o belo, e ele dava um exemplo ingênuo mas verdadeiro: quando se encontra uma casa depredada, as pessoas que passam em frente dela costumam colaborar para que ela fique mais depredada ainda, jogando pedras, lixo, sujeira. Mas se você plantar uma flor em frente, e quanto mais flores plantar, menos as pessoas irão depredar a casa. Essa seria uma das funções da arte, fazer com que as pessoas se sintam inspiradas a algo melhor..












(PPX)
Entre os muitos segmentos que as artes gráficas podem convergir, por que a escolha da ilustração mais especificamente e como foi ingressar neste meio?


Ricardo Antunes: Eu comecei a estudar desenho de forma séria aos 14 anos, e na escola onde eu estudei haviam vários cursos, um deles de ilustração, e na hora me identifiquei com aquilo. A ilustração é ao mesmo tempo arte mas com uma função muito clara na forma de sua utilização. Cada ilustração é um novo desafio, com objetivos diferentes, funções diferentes, públicos diferentes, e essa imensa diversificação é que me atraiu bastante.Hoje posso estar trabalhando para um banco, amanhã para uma loja de brinquedos, depois para uma matéria sobre guerra, depois chocolate... são infinitas as variantes. E para cada trabalho existe toda uma pesquisa por trás, que acaba trazendo uma bagagem cultural enorme...














(PPX)
Aproveitando a deixa, cite os artistas que mais o influenciam ou que possua certo fascínio sobre sua obra.


Ricardo Antunes: Nossa, são tantos que não caberiam todos aqui, até porque todos os dias aparece sempre alguém que traz algo de novo para nossa alma. Mas de forma compacta, sem dúvida seriam: todos os pintores impressionistas, Rembrandt, William Turner, John Singer Sargent, Frazetta, Norman Rockwell, Charles Reid, Jayme Cortez, Manuel Victor Filho, Benício, Carlos Chagas, Massao Okinaka e muitos, muitos outros...













(PPX)
Parafraseando o que o Ilustrador americano Brad Holand disse em entrevista a Revista Ilustrar n.º3, de que uma ilustração é mais de que uma transposição literal de um texto para uma linguagem gráfica (tal como aquela idéia absurda que muitos tem que ilustrador é aquele que recheia um texto com figuras para aqueles que tem preguiça de ler se animem a tanto) qual o significado ou sentido que a ilustração possui para você?


Ricardo Antunes: Ilustração é comunicação, é informação, é conteúdo. Brad Holland está certo ao afirmar que ilustração não é apenas uma figurinha bonitinha enfeitando texto, ou que sirva só para os mais preguiçosos se sentirem estimulados a ler um texto. Ilustração é o complemento do próprio texto. Ele permite uma melhor compreensão de uma leitura, ou fazer com que um produto se torne mais atraente em sua venda, ou que uma idéia, conceito ou instituição sejam mais bem compreendidas. Uma boa ilustração é informação, e as vezes nem necessita de texto...











(PPX)
Num país onde pouquíssimas pessoas lêem, e onde um livro considerado best-seller significa não mais que poucos mil exemplares, porque fazer uma revista sobre Ilustração?

Ricardo Antunes: A Revista Ilustrar surgiu de uma necessidade básica: simplesmente não havia nenhuma revista no Brasil que tratasse exclusivamente sobre ilustração, feita por profissionais e dirigida a profissionais. Existem sim ótimas revistas que, entre outras coisas, também tratam de ilustração, como é o caso da formidável Revista Gráfica, do Miran. Mas tratando exclusivamente de ilustração, só a Ilustrar.
Além disso, a revista é direcionada a um público muito específico: ilustradores, artistas, diretores/editores de arte, estudantes de arte/ ilustração... ou seja, é um público que se interessa pelo assunto e busca informações a respeito da área e sobre os profissionais atuantes, por isso não atingiria exatamente a fatia da população brasileira que não tem interesse em leitura...










(PPX)
Como você vê o atual mercado Brasileiro de ilustração e se você acredita que as editoras têm dado o espaço devido a este tipo de segmento e quais as maiores dificuldades que um profissional de ilustração encontra atualmente?


Ricardo Antunes: Bem, o atual mercado de ilustração atravessa uma certa crise devido à crise financeira internacional, forçando as empresas a reduzirem custos, e isso em última análise afeta os ilustradores.
No caso das editoras, elas sentem isso e repassam o aperto aos seus fornecedores, o que é um problema. Para piorar, existem muitos pseudo-ilustradores, que mal sabem fazer um traço reto e só aprenderam a usar meia dúzia de filtros do Photoshop, e entram no mercado de ilustração achando que seria uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro fácil sem estudar. Eles passam a trabalhar cobrando ridiculamente baixo, e acabam desestabilizando o mercado, oferecendo um preço muito baixo, mas sem qualidade nenhuma e sem um pingo de profissionalismo.
O problema é que o preço deles acaba se tornando referência, mas a qualidade não.No entanto, é importantíssimo deixar claro aqui que não existe apenas o mercado editorial para se trabalhar com ilustração, existem muitas outras áreas importantes e que vale a pena investir também, como a ilustração publicitária, conceptboards, storyboards, área de games, ilustração científica, concept de embalagens, etc.
É todo um universo onde cada área exigirá determinadas qualidades do ilustradores, se tornando mais especializado...













(PPX)
O que você diria para aqueles que tem interesse de ingressar neste tipo de mercado, quais os passos e o que você consideraria como importantes?


Ricardo Antunes: Existem 3 coisas fundamentais, e sem elas não se terá a menor chance de sucesso:


1) estudar e treinar;
2) estudar e treinar muito;
3) estudar e treinar mais ainda.













Tem muita molecada que acha que basta aprender uns truques no Photoshop, jogando um filtro sobre uma foto e já se consideram um puta ilustrador, achando que assim podem ganhar dinheiro fácil sem estudar nada. Na verdade eles estão enganando a eles próprios, porque só vão se queimar no mercado, fechando portas, e no final vão ficar mostrando desenhinhos para a tia e para os amigos em algum site do tipo Deviantart.
Quem quiser ser um profissional sério e respeitado, e principalmente ser bem sucedido, terá que estudar e treinar muito, de forma séria.Além dos estudos de desenho e pintura (tradicional e digital), sugiro que leiam o Guia do Ilustrador, é o mais importante guia de orientação profissional do Brasil:
















http://www.guiadoilustrador.com.br/

(PPX) Por ultimo quais são projetos para o futuro e o que os leitores da revista ilustrar (como eu) podem esperar daqui para frente nos próximos números?


Ricardo Antunes: A Revista Ilustrar é feita com o maior carinho do mundo, escolhendo a dedo apenas os melhores profissionais do mercado, mantendo dessa forma um alto nível de excelência profissional, para servirem de inspiração e orientação a todos os que queiram seguir na carreira de ilustrador. Que outro lugar se encontraria concentrado em um mesmo espaço nomes como Benício, Carlos Chagas, Alarcão, Jayme Cortez, Cárcamo, Baptistão, Negreiros, Brad Holland, Drew Struzan, Carlos Nine, Daniel Adel e tantos outros?
E todos compartilhando de forma generosa suas experiências e conhecimento.

Sinceramente, eu tenho um imenso orgulho da Revista Ilustrar, porque os nomes concentrados nela são únicos.
Mesmo assim a revista tenta crescer, como na edição nº12, onde criamos duas novas colunas, uma nacional e outra internacional.
Nenhuma revista do mundo tem como colunista fixo o Brad Holland, mas nós temos.Um outro projeto é, talvez, termos uma edição especial impressa por ano, mas isso ainda é apenas projeto. Também temos a idéia de abrir a loja, mas tudo isso fica para 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário